Mais uma receita de peixe, suave, leve e apetitosa...
Ingredientes:
1colher de azeite
2 cebolas pequenas picadas
150 ml de vinho branco
1 folha de louro
200 g de cogumelos
100g de
creme-fraiche (usei natas de soja)
500g de filetes de peixe branco cortado aos pedaços (usei lombinhos de pescada)
175g de camarões cozidos, descascados
175 g de ervilhas congeladas
40g de manteiga derretida
150g de pão ralado
sal e pimenta
salsa picada, fresca para guarnecer
Modo de confeção:
Aquecer o azeite numa panela que possa ir ao forno, e alourar as cebolas até amolecerem. De seguida deitar o vinho branco, a folha de louro e os cogumelos e deixar fervilhar durante 2 minutos, mexendo de vez em quando. Juntar, mexendo, as natas e acrescentar o peixe. Temperar, a gosto, com sal e pimenta.
Deixar levantar fervura. Tapar e cozinhar durante 5 a 6 minutos, até o peixe ficar quase cozido. Retirar e deitar fora a folha de louro e de seguida juntar os camarões e as ervilhas, deixando levantar fervura novamente. Entretanto derreter a manteiga num tacho pequenino, e juntar, mexendo, o pão ralado. Nesta fase podemos ligar o forno a 180º. Espalhar a mistura de pão ralado uniformemente pela superfície da mistura de peixe. Por último, colocar a panela no forno, durante alguns minutos, até a superfície alourar e borbulhar.
Nota: Há dois aspecto que eu mudava na receita: primeiro substituía as ervilhas por alho francês, pois na minha opinião as ervilhas ficam aqui fora de contexto. Em segundo lugar, quando o prato estivesse pronto antes de espalhar o pão ralado tirava o preparado da panela e colocava em taças individuais de ir ao forno, cobria com o pão ralado e assim podia ficar com uma apresentação mais engraçada.
Ficam aqui os meus registos fotográficos!